segunda-feira, 2 de maio de 2016

Franquia de tecnologia facilita o trabalho dos contadores


Engana-se quem pensa que o setor de alimentação reina isolado no segmento de franquias. Cada vez mais, quem ganha espaço é o segmento de negócios e serviços, sem falar das recém-chegadas franquias de tecnologia, que conquistam share e destacam-se pelo baixo investimento e alto retorno de custo benefício. Em 2015, o nicho de serviços foi o segundo segmento mais rentável do setor. Segundo a ABF – Associação Brasileira de Franchising, serviços apontou um crescimento de 10,2% com relação ao ano anterior. Hotelaria e turismo aparece em terceiro lugar, com 9% de crescimento, seguido pelo setor de alimentação com 8,9%.
O grande desafio das franquias de serviços e tecnologia é provar sua rentabilidade e retorno de investimento frente as outras franquias que vendem produto. Uma vez que o sucesso da unidade depende muito mais do franqueado do que dos processos definidos pela franqueadora. Uma das franquias de tecnologia que tem despontado por seu baixo investimento e alta rentabilidade é a da Omiexperience. Segundo informações da franqueadora 50% dos franqueados estão crescendo cerca de 17% acima da média esperada.
O software, conhecido como Omie, foi criado em 2012 para atender uma demanda crescente no mercado contábil: organizar e integrar os dados de seus clientes. O ERP Omie, voltado principalmente para as PMEs, oferece ao cliente uma plataforma completa de gestão empresarial intuitiva, fácil de operar, ágil e que integra as informações contábeis e fiscais. Tudo isso realizado em nuvem para que possa ser acessado de qualquer lugar. “O propósito do Omie é ajudar as PMEs a serem mais organizadas e consequentemente facilitar a vida do profissional contábil que recebe automaticamente os dados necessários para apurar os impostos e enviar o SPED, isso reduz até 70% o custo do escritório de contabilidade”, afirma Marcelo Lombardo fundador da Omiexperience.
A proposta da franquia é aproximar a solução do cliente, em parceria com o contador. Por isso, o franqueado padrão Omie, são pessoas que já trabalham com o fornecimento de softwares para os contadores. Para se destacar e conseguir fazer com que a venda das unidades deslanchem, os franqueados precisam ter uma rede de network fortalecida e conhecer as rotinas de um escritório de contabilidade. O empresário, Geraldo Serafim, enxergou essas vantagens e se tornou franqueado Omie no final de 2014.
“Trabalho no mercado há mais de 20 anos, e buscava um software para usar internamente para gestão da minha empresa”. Após pesquisar um pouco, ele encontrou o Omie. Como já tinha contato com contadores e associações contábeis, o empresário se identificou muito com a proposta de parceria da Omiexperience e já colhe resultados. “Em 2015 estipulei a meta de atingir o ponto de equilíbrio da minha franquia pagando despesas fixas apenas com a receita recorrente, oriunda da comissão por assinaturas, e essa meta foi atingida com antecedência. O modelo de negócio de receita recorrente é o diferencial da empresa”, completa.
Sobre o segredo de seu sucesso,  Geraldo diz, “Minha dica para quem está começando é mergulhar de cabeça na parceria”, de acordo com ele é imprescindível conhecer bem o produto e estudar as necessidades dos seus clientes antes de visitá-los. “Isso tudo facilita seu direcionamento, pois você pode ir direto ao ponto da dor do cliente, e oferecer a ela a solução, o Omie permite isso”, afirma Serafim, “essa é a receita de sucesso!”.
O modelo de franquia da Omiexperience já possui 24 unidades e pretende triplicar esse número em 2016, chegando a 80 franqueados. A expectativa é explicada pelo mercado aquecido de softwares de ERP, necessários em praticamente todas as empresas que buscam reduzir custos operacionais com processos manuais e melhorar a qualidade das informações.
Fonte: http://empreendedor.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário